NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

INFORMAÇÕES RESUMIDAS

Prazo para envio de trabalhos: até dia 30/09/2020
Máximo de autores/coautores por trabalho: ilimitado
Máximo de trabalhos por autor correspondente: ilimitado
Máximo de caracteres por resumo: 2.500 (incluindo os espaços)
Idioma: Português, Inglês ou Espanhol
Forma de Apresentação: Oral e E-pôster (Pôster Eletrônico). Não haverá apresentação em pôster impresso.
Resultado no site e envio da aprovação aos autores correspondentes: a partir do dia 14/10/2020
Prazo para envio do arquivo de e-pôster: 14/10/2020 a 01/11/2020

NORMAS

A Comissão Organizadora reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas estabelecidas, bem como reclassificar a área selecionada do trabalho enviado, definir a forma de apresentação do trabalho aprovado e solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de avaliação e classificação dos trabalhos.

Somente serão aceitos trabalhos enviados através do formulário eletrônico. Os trabalhos não poderão ser enviados via e-mail.

Não é necessário estar inscrito no congresso para enviar o trabalho, entretanto, é obrigatória a inscrição do autor apresentador no Congresso para a apresentação do trabalho.

É possível revisar ou fazer alterações nos trabalhos a qualquer momento até a data limite de envio (30/09/2020) ou até acionar o comando ENVIAR. O trabalho só é recebido pela secretaria após o acionamento do comando ENVIAR.

O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores/coautores.

Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

Ao enviar o trabalho para seleção, os autores/coautores autorizam a Comissão Organizadora do congresso a publicar ou divulgar o trabalho em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Os resumos publicados serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Alterações após a data limite para envio não serão permitidas.

Após avaliação dos trabalhos pela Comissão Avaliadora, o autor correspondente será informado por e-mail o aceite do trabalho e a forma de apresentação definida pela Comissão.

A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres físicos ou digitais, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

Ao enviar um trabalho, o autor correspondente confirma estar ciente e concordar com as normas de envio aqui descritas.

FORMATO DO RESUMO

Somente texto com no máximo 2.500 caracteres (incluindo os espaços). Tabelas, gráficos e imagens não são aceitos. O texto deverá ser estruturado:
– Introdução: obrigatória para justificar o estudo, com, no máximo, 200 palavras.
– Objetivos
– Metodologia: não identificar o local onde foi feito o estudo.
– Resultados: não será possível a confecção de tabelas e gráficos (os resultados devem estar descritos no corpo do texto).
– Conclusão

O relato de caso tem apresentação do caso, discussão e comentários finais, sem referências bibliográficas. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham relevância. Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos.

A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

Referências bibliográficas ficam proibidas na submissão eletrônica, mas são obrigatórias nas apresentações.

Afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo.

Resumos múltiplos com resultados de um mesmo trabalho ou resumos com a simples revisão da literatura não serão aceitos.

TELAS DO FORMULÁRIO DE ENVIO

Os campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

1. DADOS CADASTRAIS (do autor correspondente)

É necessário um login (e-mail) e uma senha para acessar o formulário de envio de trabalhos. Ao acessar o formulário pela primeira vez, é necessário efetuar o cadastro do autor correspondente (autor responsável pelo envio do trabalho), clicando no quadro NÃO CADASTRADOS (efetuar cadastro) e preencher os dados solicitados. A partir do segundo acesso ao formulário (depois de criar o cadastro do autor correspondente e a senha de acesso), basta preencher os campos E-mail e Senha no quadro CADASTRADOS.

É importante cadastrar um endereço de e-mail válido, pois todas as comunicações referentes aos trabalhos e ao congresso serão feitas eletronicamente, inclusive o aceite do trabalho.

2. TÍTULO: Nessa tela serão cadastradas informações referentes ao trabalho.

Agência Financiadora: preencher o nome da agência / instituição, quando houver apoio financeiro para a pesquisa. (CAMPO NÃO OBRIGATÓRIO)

Número do Processo: preencher o número do processo na instituição financiadora. (CAMPO NÃO OBRIGATÓRIO)

3. AUTORIA: É necessário listar TODOS os autores/coautores por ordem de participação no trabalho, inclusive o autor correspondente. A sequência e grafia digitadas serão assumidas em certificados, índices remissivos e publicações, sem possibilidade de correção após o envio. Não serão permitidas inclusões ou correções de nomes após o envio.
Atenção para o limite de caracteres para inclusão dos nomes. Para cada autor/coautor, preencher os campos Nome (máximo 15 caracteres), Nome do Meio (máximo 10 caracteres, abreviar se necessário) e Sobrenome (máximo 15 caracteres, sobrenome que será utilizado no índice remissivo).
O campo Índice Remissivo será preenchido automaticamente, baseado nos dados cadastrados nos campos anteriores. E-mail: caso não disponha dos e-mails de todos os autores/coautores, o autor correspondente deverá repetir o próprio e-mail.

4. RESUMO: Cada item estrutural do resumo deverá ser incluído na aba respectiva. Sugerimos que o texto do resumo seja digitado diretamente na caixa de texto, clicando no botão salvar a cada parágrafo. Caso opte por utilizar o recurso Copiar/Colar, é necessário revisar o texto colado antes de enviar o trabalho, para evitar perda de informação ou formatação. O programa fará a contagem automática dos caracteres do resumo. Lembramos que tabelas, gráficos e imagens não são aceitos no resumo.

5. VISUALIZAR / ENVIAR: Nessa etapa, o trabalho foi cadastrado, mas ainda é necessário finalizar o processo e clicar no botão ENVIAR. Antes de enviar o trabalho, é necessário ler atentamente todos os dados cadastrados, pois após o envio, não será possível nenhum tipo de alteração. Seguir as instruções no final da tela para FINALIZAR/ENVIAR o trabalho.

Após o autor correspondente acionar o comando ENVIAR, o sistema envia automaticamente um protocolo de recebimento para o e-mail cadastrado pelo autor correspondente. Caso o e-mail não seja localizado na caixa de entrada, verificar também em SPAM ou lixo eletrônico.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO

De acordo com a pontuação obtida, os trabalhos serão selecionados para apresentação em forma de APRESENTAÇÃO ORAL ou E-PÔSTER (Pôster Eletrônico).

Apresentação Oral: os trabalhos serão apresentados oralmente, nas salas científicas do evento. O autor apresentador, que deverá estar inscrito no Congresso, terá à disposição recursos de audiovisual para a apresentação de 8 minutos, seguida de 5 minutos de discussão com o coordenador da sessão e com a plateia.

E-Pôster (Pôster Eletrônico): O e-pôster será exibido em monitores LCD distribuídos pela área do congresso, e não impresso e exposto em painéis, como de costume. O autor correspondente deverá enviar o arquivo do e-pôster via e-mail para abstracts@meetingeventos.com.br, informando o código e título do trabalho, no período de 14/10/2020 a 01/11/2020 Cada autor apresentador terá 5 minutos de apresentação ao lado do monitor LCD determinado, para um comentador e o público.

CERTIFICADOS

Os certificados (contendo o título do trabalho e o nome de todos os autores) serão emitidos somente para os trabalhos efetivamente apresentados na data e horário estipulados. Os certificados serão online e estarão disponíveis para download em PDF e impressão, no site do congresso, após o término do evento.

DICAS

No momento a elaboração de seu trabalho, lembrem de incluir os dois importantes pilares da construção cientifica:

A JUSTIFICATIVA – (porque este foi o tema escolhido)

Ressaltar a importância e a relevância intelectual do tema proposto! Utilize argumentos objetivos e citações de autores reconhecidos da área. Argumentos sólidos e embasados em conhecimentos técnicos.

Não prolongue muito a sua justificativa: apenas pontue as principais características do tema proposto e a sua relevância para os acadêmicos da área.

A PERGUNTA CONDUTORA - (Qual a questão principal do trabalho)

Definir o problema de pesquisa é uma questão específica que você quer investigar dentro do seu tema.

Como o tema pode ser algo abrangente demais para ser tratado num trabalho acadêmico, a pergunta condutora surge como uma forma de delimitá-lo e permitir maior foco para a pesquisa. Procure ser o mais específico possível e não deixe margem para dúvidas sobre qual questão sua pesquisa vai procurar responder.

Lembre-se de não levantar problemas que você não pretende investigar.





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